Fim dos Falsos Alertas
Aprenda a utilizar os analíticos de Detecção de Intrusão embarcados nas câmeras


Fim dos Falsos Alertas


O tempo dos falsos alertas chegou ao fim! Você ou alguém que você conhece já comprou uma câmera e não usou todas as funções que ela proporciona? Você integrador, já sofreu com clientes reclamando de equipamentos poucos eficazes, que não cumprem o que prometem e disparam falsos alertas frequentemente? Temos certeza que sim! O motivo para isso pode ser a falta de conhecimento técnico adequado para entender e configurar todos os analíticos e recursos dos produtos. 

Nesse artigo, iremos abordar, em específico, sobre a importância dos detectores de intrusão embarcados nas câmeras e como existem diferentes tipos de produtos no mercado. E ainda, sobre a importância desses produtos possuírem tecnologia capaz de evitar os temidos falsos alertas. 


Problema cultural 
Pela experiência do time de especialistas da ALCA, não são raros os casos de clientes que adquirem os equipamentos, mas acabam por não utilizando todos os recursos disponíveis. Algumas câmeras já vêm de fábrica com analíticos embarcados gratuitamente e, mesmo assim, os usuários se limitam a usar apenas as ferramentas mais básicas, sem avançar no que há de mais moderno e gerado por Inteligência Artificial. 

Esse tipo de comportamento pode ser considerado cultural. Ou seja, não há no Brasil o hábito de explorar todas as possibilidades oferecidas pelo produto em questão. Os consumidores se restringem e não se aprofundam em recursos que poderiam resolver várias dores e várias demandas. O resultado: perda de dinheiro e tempo. A causa, muitas vezes, é o receio de ativar recursos que emitam alertas desnecessários, prejudicando as operações. 

Cabe, portanto, aos integradores que entendam e passem adiante que a tecnologia se desenvolveu ao longo dos anos, baseada em Inteligência Artificial, e por isso, não irá mais gerar alarmes falsos, apenas o que foi previamente configurada para fazer, como leituras de placas e identificação de animas, por exemplo. Sistemas de detecção fazem com que a capacidade de processamento exigido no setor seja menor, além da diminuição de custos de processamento de dados porque a informação é gerada diretamente na câmera, um grande benefício da tecnologia embarcada. 


Detecção de Intrusão
Detecção de Intrusão é a tecnologia projetada para proteger qualquer área específica contra entradas não autorizadas. 

O Rastreamento inteligente avançado é uma solução de Inteligência Artificial de última geração que rastreia e detecta pessoas em ações suspeitas. Além de seguir pessoas, possui quatro sistemas de detecção de ações suspeitas que notificam em tempo real os responsáveis pela segurança do local.

Com a tecnologia Smart Tracking Advanced (Rastreamento Inteligente Avançado), as câmeras transformam-se em dispositivos inteligente que ajudam os usuários a melhorar a eficiência da gestão empresarial e, ao mesmo tempo, proteger seu patrimônio com um sistema de identificação mais preciso.

O rastreamento inteligente avançado é composto por tecnologias que detectam intrusão, multidão, ociosidade e faces, que interagem entre si. Quando qualquer uma das detecções, forem acionadas o sistema de rastreamento inicia de forma automática:

    • Seguir / rastrear a pessoa suspeita,
    • Notifica os responsáveis no departamento de segurança,
    • Aumenta a qualidade de vídeo para gravação detalhada do rastreamento,

Entenda algumas funções: 
Detecção de intrusão: Tecnologia projetada para proteger qualquer área específica contra entradas não autorizadas.

Detecção de Ociosidade: Detecta um indivíduo ou grupo de pessoas que permanecem muito tempo em uma determinada área.

Detecção de Multidão: Detecta e calcula quantas pessoas ocupam um determinado espaço e dispara alarmes quando a lotação é atingida nessa área.

Detecção de Face: Detecta faces em um perímetro pré-definido e dispara alarmes para o departamento de segurança.


Vantagens do Smart Tracking Advanced
    
• Redução de alarmes falsos;
    • Aumento da eficiência da equipe de segurança;
    • Rastreia apenas indivíduos em ações suspeitas;
    • Garantia de tomada de ações preventivas;
    • Precisão nas análises com inteligência artificial;
    • Monitoramento constante sem perda de qualidade


Se você gostou das soluções apresentadas acima e quer investir em produtos que possuem essa inteligência para os seus projetos, sugerimos os modelos de câmera SD9368-EHL e SD9384-EHL, ambos da VIVOTEK. 

SD9368-EHL: Speed Dome de alta tecnologia 2MP, 40x Zoom, H.265, 250M Smart IR, IP66, IK10, Nema 4x, Smart Tracking Advanced. inteligência artificial de analíticos de Vídeo Smart VCA incluso.

SD9384-EHL:  Câmera IP Speed Dome de alta performance, 5MP, 30x Zoom, H.265, 200M Smart IR, IP66, IK10, Nema 4x, Smart Tracking Advanced, int


Análises comportamentais e de movimento
 
A gigante do mercado de sistemas de vídeo de alta tecnologia, MOBOTIX, também é parceira da ALCA NETWORK e disponibiliza uma série de soluções referentes a detecção de intrusão, como a análise de vídeo integrada à câmera e analise de movimentos – para fins de mercado e segurança.

O MxAnalytics permite coletar dados estatísticos comportamentais de pessoas e objetos. Isto é feito definindo zonas de reconhecimento e contando a quantidade de pessoas presentes no ambiente. A câmera registra então quantas vezes a pessoa cruzou cada corredor dentro de um período especificado. 




Algumas das funções dessa tecnologia:  
    • Contagem de objetos que se movem em uma direção predefinida
    • Detecção de padrões de movimento inesperados em áreas definidas
    • Análise ao vivo descentralizada na câmera, sem carga de rede
    • Fácil configuração e operação intuitiva para o usuário
    • Vem de fábrica com câmeras de lente única MOBOTIX
    • Contagem automática de pessoas e relatórios de mapa de calor, com visualização das áreas mais visitadas recentemente,
    • Não são necessários dispositivos adicionais, como computadores, servidores ou caixas pretas


Conclusão 
Nesse artigo apresentamos duas grandes fabricantes que oferecem soluções robustas, realmente capazes de prevenir e resolver problemas operacionais nos mais diversos ambientes. A escolha por marcas confiáveis e certificadas fazem com que os resultados sejam satisfatórios e garantam sucesso em todas as etapas do processo. A ALCA oferece assistência completa tanto na escolha dos melhores equipamentos, quanto na execução dos projetos. Acione o nosso time de especialistas para tornar os seus projetos mais confiáveis e seguros.  

Fim dos Falsos Alertas
Alca Distribuidora 24 janeiro, 2024
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo

Segurança nas Escolas
Como proteger alunos, professores e funcionários
botão whatsapp