Segurança nas Escolas
Como proteger alunos, professores e funcionários

Columbine, Janaúba, Suzano, Saudade, Blumenau. Certamente, quando lemos os nomes dessas cidades nos vem a mente um fato que as envolve. Todas foram duramente atingidas por crimes violentos cometidos dentro de unidades educacionais contra estudantes, professores e funcionários. Esses ataques chamam atenção sobre a pauta de segurança nas escolas que envolve uma série de fatores como bullying, uso de drogas, medicamentos, racismo e saúde mental.

Poderíamos enumerar uma série dessas tragédias, fato é que a segurança dentro e aos arredores do ambiente escolar não pode mais ser tratada com amadorismo. A recorrência dos fatos comprova que cabe às instituições públicas e privadas zelarem pela segurança das pessoas que frequentam esses espaços, usando estratégias e equipamentos adequados, capazes de coibir essas ações. 


No Brasil, o final do mês de janeiro e início de fevereiro marcam o retorno dos estudantes às escolas. É exatamente nesse período que antecede o ano letivo que as escolas e órgãos responsáveis devem treinar suas equipes de trabalho e se preparar para implementar equipamentos de segurança eletrônica que, certamente, serão grandes aliados para garantir a tranquilidade de pais e funcionários durante todo o ano. No Brasil, existem diversas escolas que já estão utilizando sistemas de alta tecnologia para controlarem o acesso dos estudantes, inclusive com inteligência de reconhecimento facial que possui taxa de mais de 98% de assertividade.

Comprometida com a segurança pública pautada com tecnologia de ponta, a ALCA NETWORK preparou para você integrador, uma série de sugestões de soluções que você pode oferecer aos seus clientes nesse período, contribuindo na execução de projetos de segurança escolar.

Controle de acesso e reconhecimento facial

A fabricante brasileira CONTROL ID é especialista em equipamentos de alta tecnologia que fazem o gerenciamento do controle de acesso em eventos, empresas, clubes, aeroportos e unidades educacionais. 

Existe uma série de produtos pensados para atender as mais diversas demandas, de acordo com a realidade e necessidade de cada ambiente, seja no setor público ou privado.

Quer saber mais, fale com um especialista

No caso das escolas uma das soluções que podem ser apresentadas é o Controlador de Acesso por Biometria, capazes de identificar com precisão quem são os usuários cadastrados e aptos a entrar no espaço. Basta configurar o equipamento com as regras de acesso internas e ele irá operar liberando entrada e saída apenas às pessoas autorizadas. 

Outra opção é o Controle de Acesso por Proximidade que pode ser utilizado nas funções de cartão ou mesmo senha. Sem dúvidas, a tecnologia mais segura e rápida para garantir a segurança é controlar o acesso por meio de reconhecimento facial. Essa solução bastante avançada possui algoritmo de qualidade que detecta rostos vivos, identifica usuários até mesmo se estiverem usando máscaras e tem capacidade para controlar até 10 mil faces. Esse dispositivo já vem com software embarcado que facilita a gestão das regras de acesso e visualização dos relatórios.


Catracas de segurança e torniquetes  

Com design bastante diferenciado, a CONTROL ID também desenvolveu uma linha de catracas de segurança e torniquetes que também atuam no controle de acesso, evitando que pessoas não autorizadas acessem às áreas restritas. São diversos modelos para atender vários tipos de necessidade, sempre com mecanismos robustos, materiais resistentes e o que há de mais avançado em controle de acesso.


  
Dentro das variações dos modelos, são encontradas as catracas que possuem sistemas de leitura biométrica e de reconhecimento facial, além de um modelo exclusivo para portadores de necessidades especiais. 

Existem três opções de torniquetes para gerenciar ambientes que exigem estrito controle do acesso. Eles já vêm prontos para serem utilizados com diversos softwares de acesso do mercado, o que permite operar de forma totalmente integrada.


Sistemas de monitoramento e emissão de alertas  
Atualmente, o mercado conta com diversas opções de câmeras que atuam no monitoramento dos ambientes. Mas somente equipamentos devidamente certificados, com analíticos inteligentes e fabricados por marcas reconhecidas são indicados para tornar o sistema realmente eficiente e seguro.

Em muitos casos, criminosos que tentam invadir áreas restritas pulam o muro. Nesse caso, equipamentos com algoritmos que emitem alertas de movimentações suspeitas e irregulares fora do horário habitual são de extrema importância.  A VIVOTEK dispõe de equipamentos que não só monitoram, mas funcionam como um computador de bordo que emite alertas e faz toda a análise dos vídeos, em tempo real, por meio de tecnologia de inteligência artificial. 

Alimentado por tecnologia de aprendizagem profunda, o algoritmo avançado da VIVOTEK eleva consistentemente a precisão da detecção, reduzindo significativamente os alarmes falsos. Com as capacidades incomparáveis de aprendizagem profunda, os sistemas de vigilância  



podem distinguir ameaças reais de eventos não ameaçadores, resultando em segurança e eficiência operacional.

Aplicativos e soluções:

  • Detecção inteligente de movimento: identifica pessoas rapidamente, fornecendo a localização do alvo e minimizando alarmes falsos. 
  • Rastreamento inteligente: as câmeras seguem toda movimentação das pessoas suspeitas dentro da área. 
  • Análise de objetos de visão: melhora eficiência na investigação de pessoas e veículos, fornecendo características e dados poderosos.
  • Detecção de zona restrita: evita que pessoas sem permissão acesse áreas proibidas.
  • Contagem de pessoas: gerencia o número de pessoas autorizadas a estarem dentro de determinado espaços


Conclusão 

O tema da segurança nas escolas é bastante complexo e envolve não somente equipamentos e tecnologia, mas uma mudança sistemática de comportamento e cultura dentro desses ambientes. Cabe a governos, gestores de educação e comunidade escolar como um todo a adoção de práticas que evitem e coíbam qualquer tipo de comportamento agressivo e violento. 

Enquanto essa realidade não se concretiza cabe aos responsáveis criar estratégias para garantir a segurança de todos os envolvidos, fazendo com que a escola volte a ser um espaço seguro e acolhedor. 

Se você ficou interessado nesse tipo de projeto entre em contato com a equipe de especialistas da ALCA NETWORK. Temos profissionais preparados para orientar quais são as soluções mais viáveis para os seus tipos de demandas.

Segurança nas Escolas
Alca Distribuidora 17 janeiro, 2024
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo

Desmistificando NVR e DVR:
Rumo à segurança eletrônica de qualidade com a ALCA NETWORK
botão whatsapp