Como construir um sistema de vigilância proativo
Com integração e inovação

Para construir um sistema de vigilância profissional, eficiente e proativo é preciso conhecer e se aprofundar nas tecnologias mais atuais oferecidas pelo mercado. Mas não só isso. A grande dica é aproveitar as inovações das marcas mais renomadas para criar um sistema inteligente, com integração e otimização dos equipamentos e softwares de diferentes fabricantes. Soluções que se complementam e tornam o parque de monitoramento mais seguro, confiável e livre de falsos alertas.



Sistemas de vigilância de CFTV para empresas, condomínios ou indústrias, são bons exemplos de como a tecnologia integrada pode ser um grande diferencial no desenvolvimento de um projeto proativo, que realmente ofereça analíticos e as informações necessárias para as operações. Investir em estrutura robusta, norteada por Inteligência Artificial, pode ser o grande segredo na melhoria das ações executadas pelo cliente final. Vale ressaltar que o sistema de CFTV vai além da vigilância convencional. O uso das câmeras e suas tecnologias integradas permitem uma ação mais aprofundada, transformando a imagem em um aliado da produtividade, da segurança, da manutenção etc.

Termografia 


Bastante em alta, a termografia é uma tecnologia que permite identificar falhas em máquinas e sistemas antes que elas ocorram e acabem por pausar as operações e causar acidentes. Ela proporciona uma vigilância em condições desafiadoras de visibilidade zero e, além disso, contribui para uma produção eficiente em ambientes produtivos. Por meio de medição de temperatura esse tipo de tecnologia consegue prevenir graves danos que envolvem prejuízos financeiros e perda de vidas. Por isso, se tornou uma solução bastante necessária e indispensável quando o assunto é operação e mantenimento de ambientes complexos e críticos. 



A MOBOTIX, marca distribuída pela ALCA NETWORK no Brasil, é a grande referência quando se trata de Termografia. A empresa dispõe de um portifólio capaz de revolucionar qualquer tipo de negócio, proporcionando segurança e economia nas operações já que atua de forma preventiva. Várias verticais podem se beneficiar da Termografia. Indústrias, mineradoras, siderúrgicas, indústria petrolífera, portos e terminais alfandegados, etc. 


As câmeras termográficas registram objetos e pessoas mesmo na escuridão total, a distâncias maiores de 100 metros. Elas também são utilizadas com grande sucesso e eficiência para detecção precoce de incêndio, prevenção de intrusão em perímetros com mata ou vegetação, controle de áreas sensíveis, controle de uso de equipamentos e máquinas, proteção ao meio ambiente e monitoramento de motores e caldeiras.



As soluções termográficas podem coletar dados ou ameaças no início de um processo, no total escuro e em ambientes extremos (poeira, fumaça, umidade, calor, extremo frio, etc.) muito antes dos sistemas convencionais identificarem um problema, e de forma automática, alertar setores de controle e gestão.

CFTV e gerenciamento de vídeo


O conhecido CFTV - Circuito fechado de televisão – é um sistema que reúne as imagens geradas a partir de diversas câmeras, instaladas em locais estratégicos para monitoramento de áreas residenciais e comerciais. Esse tipo de sistema não é novidade no setor de segurança, mas atualmente, já é possível investir em tecnologia mais avançada que faz todo controle e gera dados de forma automática e inteligente, deixando os ambientes mais protegidos contra ações de invasão e outras práticas criminosas.  



A VIVOTEK oferece várias linhas de câmeras com tecnologia dignas de serem exploradas. A marca possui uma vasta variedade de câmeras já com tecnologia embarcada, inclusive de pesquisa forense. Ou seja, um verdadeiro computador atras das lentes que vai otimizar e elevar os sistemas de vigilância aos mais altos patamares. 


Outra opção bastante confiável é a AXXONSOFT, com soluções de gerenciamento de todo o sistema de monitoramento e CFTV. São soluções para diversas verticais, capazes de surpreender na execução dos projetos.  



Axxon One é um software de gerenciamento de vídeo com escalabilidade ilimitada que se adapta a instalações de vigilância por vídeos pequenos e grandes, incluindo implantações em vários locais. Essa solução se destaca como uma das melhores opções de software de gerenciamento de vídeo existentes no mundo, pois aproveita o poder da Inteligência Artificial para oferecer valor único, com recursos de sistema de gerenciamento de vídeo inteligente e análise de vídeo personalizável. As opções vão desde análises de comportamento, detecção de fogo e fumaça, até reconhecimento de cor, marca, modelo e leitura de placas de veículos, busca por rostos humanos, entre outras.


Controle de acesso e integração  


Algumas empresas e indústrias exigem uma abordagem mais discreta em relação às informações e processos e assim, os acessos para funcionários e visitantes é estritamente restrito e controlado. Existem dispositivos especiais de segurança crítica a áreas de trabalho para as quais apenas pessoal autorizado/treinado pode ter acesso.


 
Trata-se tanto da facilidade de acesso e eficiência, quanto sobre segurança. Tecnologia de vídeo integrada com outros sistemas de controle de acesso permitem uma variedade de diferentes soluções de controle de acesso. Estes incluem identificação simples de pessoa ou veículo na entrada, abertura de barreiras automatizadas acionadas por face pré-qualificada e reconhecimento de placas. 



A linha de Controladores de Acesso da CONTROL ID, fabricante brasileira é uma pedida para esse tipo de necessidade. Os produtos de alta tecnologia garantem segurança e rapidez na liberação de entrada em espaços restritos.  Há muitas opções de equipamentos que podem integrar e otimizar os resultados como controladores de acesso com reconhecimento facial, leitores biométricos, leitores de cartão, além de catracas e torniquetes. São produtos que funcionam tanto stand alone, quanto em rede com outros softwares de gerenciamento compatíveis.


Conclusão


O caminho para tornar os projetos de vigilância cada vez mais dinâmicos e proativos é um só. Investir em tecnologia certificada, que esteja em conformidade com as exigências dos países sérios, e é claro, que apresentem soluções que previnam problemas, reduzam gastos e aumentem a produtividade. 


Fale com o time de especialistas da ALCA antes de executar o projeto do seu cliente!  

Como construir um sistema de vigilância proativo
Alca Distribuidora 3 abril, 2024
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo

Análise de vídeo inteligente para otimização de monitoramento
Marcas que operam de forma integrada garantem mais eficiência nos resultados
botão whatsapp