Monitoramento de grandes eventos
Como garantir a segurança de grandes eventos como carnaval, réveillon, shows e atrações Esportivas

Shows em praças públicas, aglomerações para queimas de fogos de artificio, virada do ano, Carnaval, festas juninas, rodeios, eventos religiosos. Durante todo o ano, o calendário de eventos das cidades é agitado.  Alguns municípios possuem vocação e tradição turística ligada à grandes eventos e não se trata apenas de grandes capitais, mas também de pequenas cidades que, por vezes, dobram o número de habitantes durante os períodos de eventos. Não importa o porte do lugar ou do evento, é de extrema importância cuidar com profissionalismo do monitoramento dessas festas para garantir a segurança dos participantes, das residências e do patrimônio em torno.  Cabe aos integradores que atuam em regiões que realizam esses eventos conhecerem tudo que o mercado oferece para os clientes desse seguimento. 

Prefeituras, organizadores e casas de eventos que se dedicam a promover festas particulares ou abertas à população devem utilizar de toda tecnologia disponível em favor da segurança. Em alguns casos é necessária a montagem de grande estrutura de videomonitoramento, de controle de acesso e sistemas de contagem de pessoas. Tudo isso a fim de garantir o total controle e possibilidade de emissão de alertas e rápidas ações em casos de incidentes ou ocorrências. 

Acompanhar toda movimentação em tempo real é importante não só pelo motivo óbvio de promover a segurança de todos, mas também para resguardar os organizadores, gerando material que, inclusive, pode ser usado pelas autoridades municipais e de forças policiais. Com sistemas adequados e de qualidade é possível garantir prevenções contra vandalismo, brigas, depredações, entre outros. A agilidade na emissão de alertas será decisiva para proteger a estrutura e bens materiais de todos os envolvidos. 


Garantia de um evento de sucesso

Se engana que pensa que os sistemas são importantes apenas para monitorar a movimentação dos participantes. O uso de tecnologia de ponta também é altamente recomendado para que o evento transcorra com sucesso. 

Os investimentos feitos pela organização em equipamentos realmente eficientes e que entregam o que prometem retornaram em forma de muitos benefícios como elevação da reputação da empresa organizadora, sensação de tranquilidade do público participante, rotina menos exaustiva e estressante para quem está trabalhando, preservação dos equipamentos, materiais, estrutura e patrimônio, ambiente mais organizado, limpo e livre de possíveis riscos, além, é claro, da eliminação de possíveis gastos em casos de acidentes, processos judiciais e indenizações. 


Controle de acesso


Uma das primeiras coisas que deve ser pensada em um grande evento é como será feito o gerenciamento de entrada e saída dos participantes. Um controle de acesso bem-feito permite que sejam evitadas longas filas, tempo excessivo de espera, além de coibir a entrada de objetos proibidos e de pessoas que façam parte do banco de dados das forças de segurança como foragidos da justiça, por exemplo. 

A Control ID, uma fabricante 100% brasileira, oferece produtos robustos com software e tecnologias de controle de acesso indicadas para os mais diversos ambientes como shoppings, estádios, centros de evento, prédios comerciais, condomínios residenciais, organizações e empresas de todos os portes. Entre os produtos mais concorridos no mercado estão os equipamentos da linha de identificação para controle de acesso com reconhecimento facial, o que pode ser crucial para garantir a segurança em um grande evento. 

Existem equipamentos que fazem esse reconhecimento dos usuários via biometria ou mesmo por acesso de senhas e cartões, a depender da necessidade e demanda de cada local.

Contagem de pessoas


Outra questão que não deve ser deixada de lado é o controle exato de quantas pessoas são permitidas dentro do espaço do evento.  Os sistemas de contagem de pessoas ganharam grande notoriedade durante a pandemia da COVID-19 já que nesse período era de extrema importância manter o fluxo de pessoas sobre controle em locais fechados. 

Os investimentos feitos durante esse tempo continuam completamente atualizados e indispensáveis para garantir a segurança dos negócios e das pessoas. A solução de controle de multidões da ALCA NETWORK permite facilmente monitorar o número de pessoas que entram e saem de um estabelecimento, proporcionando um ambiente mais protegido para seus clientes e funcionários. Além dos eventos, este sistema inteligente de contagem de pessoas pode ser implantado em entradas de áreas com maior probabilidade de interação social como lojas, supermercados, farmácias, bancos e restaurantes.

Uma grande vantagem é que o sistema não necessita de um funcionário exclusivo por porta de acesso para controlar quantidade de pessoas manualmente, o que, consequentemente, reduz custos com colaboradores. É possível ainda utilizar os equipamentos para monitoramento de imagens em outras aplicações, fazendo uso contínuo dos equipamentos e da tecnologia, sem perder o investimento.
Esse controle de multidão é de fundamental importância para cumprir as regras estabelecidas pelos munícipios e Corpo de Bombeiros, garantindo a realização e continuidade do evento. 

Câmeras e sistemas de CFTV


Por último, mas com certeza, não menos importante vamos abordar o videomonitoramento e sistemas de CFTV, que podem ser implantados dentro dos locais de eventos, mas também pelo próprio município, como é o caso das Cidades Inteligentes, que possuem sistemas integrados em prol da segurança da população. 
A ALCA, em parceria com seus integradores, tem no portifólio vários projetos de Cidade Inteligente e segurança pública executados junto ao poder público. Nesses projetos são montados centro de controle integrado, com câmeras estrategicamente posicionadas de acordo com a orientação dos órgãos de segurança pública para garantir a segurança das operações. 

Temos casos em que os sistemas de monitoramento conseguiram identificar indivíduos procurados pela polícia que estavam presentes em eventos promovidos pelo município, graças a tecnologia de reconhecimento presentes nos equipamentos de vigilância. Vale dizer que existem tecnologias que permitem não só a gravação, mas o armazenamento inteligente de todas as imagens para possíveis consultas. 

Soluções 

Além dessas apresentadas nesse artigo existem várias outras soluções disponíveis. É importante que você integrador entre em contato com o time de especialistas da ALCA para analisar qual tipo de solução é mais adequada e certeira para o evento do seu cliente. Juntos podemos desenvolver projetos de segurança altamente inteligentes e eficientes. 


Monitoramento de grandes eventos
Alca Distribuidora 7 fevereiro, 2024
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo

A Tecnologia e o Mundo Corporativo
Dicas de segurança para empresas
botão whatsapp