Segurança Inteligente para o setor da SAÚDE
Controladores de Acesso e outras medidas garantem segurança física e sanitária em ambientes hospitalares e ligados à saúde em geral

A vertical de Saúde é grande, complexa e cheia de oportunidade para bons negócios na área de segurança eletrônica e digital. Uma área que envolve laboratórios, hospitais, farmácias, clínicas médicas, unidades básicas de saúde e uma estrutura higiênica e sanitária que não permite falhas já que simples erros podem provocar verdadeiros caos e até a morte de muitas pessoas por infecções, por exemplo. Por isso, garantir que esses espaços altamente restritos tenham acesso controlado é mais do que necessário e urgente. É caso de saúde pública, principalmente depois de tudo que o mundo experenciou durante a pandemia de Covid-19. 


Nesse seguimento em específico, o controle de acesso se faz importante de várias maneiras: entrada e saída de funcionários; monitoramento de visitantes e identificação de pessoas autorizadas; entrada de fornecedores e parceiros, além da circulação geral de todo material médico-hospitalar utilizado no dia a dia das operações. Um ambiente que envolve uma logística toda especial e que, portanto, abre oportunidades para desenvolvimento de projetos inteligentes de vigilância e controle de acesso.

Acesso em hospitais 


Tradicionalmente, observamos na maioria dos hospitais, um processo de controle de acesso feito de forma totalmente manual, muitas vezes por um porteiro que fica responsável por definir quem tem entrada liberada, durante os horários regulares. Assim que o visitante informa o quarto que deseja ir, recebe uma etiqueta adesiva que lhe dá acesso. O problema é que, nem o porteiro, nem a administração geral do hospital, tem como garantir que essa pessoa irá mesmo ao leito solicitado. Já estando dentro do ambiente hospitalar sem nenhum tipo de monitoramento, toda a segurança de funcionários, pacientes e familiares acaba ficando muito suscetível a roubos e outras práticas criminosas. 



Existem no mercado de tecnologia vários equipamentos e softwares que podem fazer esse controle de forma automatizada e segura. Equipamentos como controladoras de acesso, reconhecimento facial, biometria, detectores de metais, catracas e até torniquetes podem ser instalados e atuar de forma integrada para liberar ou restringir o acesso de pessoas não autorizadas. GENETEC e CONTROL ID são empresas referências em fabricação de equipamentos de controle de acesso. Um investimento que garante não só o monitoramento em si, mas fornece toda parte de relatórios sobre entradas, saídas, horários de maior pico de visitação, entre outros alertas importantes. Se tratam de soluções, muitas vezes norteadas por Inteligência Artificial, que vai garantir que as forças de segurança ajam de forma rápida em casos de emergências.




As câmeras mais modernas, como as da VIVOTEK, já vêm de fábrica com tecnologia embarcada que tem capacidade de monitorar essas áreas de entrada e saída, bem como todo ambiente, rastreando cada passo que os visitantes dão dentro do hospital e, emitindo alertas para o centro operacional, se necessário. Além disso, os equipamentos de contagem de pessoas ajudam, significamente, manter a ordem e saber exatamente quantas pessoas circulam pelo local em determinados dias e horários. 



Além do acesso de visitantes, é importante também que o setor de Recursos Humanos tenha à sua disposição, controladores de acesso que façam o monitoramento eficiente da chegada e saída dos funcionários. Os equipamentos inteligentes podem ser configurados para liberar determinados colaboradores somente nos horários e dias pré-estabelecidos, o que facilita no controle de quem realmente está apto ao serviço naquela data. Pode-se mensurar a importância desse controle eficiente quando observamos a grande quantidade de profissionais que todos os dias circulam nesses ambientes como médicos, enfermeiros, recepcionistas, equipe administrativa, técnicos, limpeza, higienização das roupas de cama e banho, entre outros. 



Vale lembrar que, dentro do hospital como um todo, ainda existem áreas totalmente restritas, com acesso liberado apenas a quem atua naquele setor. Salas utilizadas para guardar medicamentos e outros tipos de materiais perigosos devem ter segurança estrutural e tecnológica reforçadas para garantir o bloqueio de pessoas não identificadas. 


Acesso em farmácias e laboratórios 


Talvez até mais que os próprios hospitais e clínicas médicas, as farmácias e laboratórios exigem uma restrição ainda maior no controle de acesso. Isso para evitar furtos, processos de contaminação e tudo que envolve a Vigilância Sanitária.



Recentemente, foi noticiado na imprensa brasileira, esquemas criminosos que envolvem roubo de medicamentos. Infelizmente, essa prática vem numa crescente devido ao alto valor agregado desses produtos. O problema é bastante grave, pois atinge o bom funcionamento da saúde pública e o acesso de pacientes graves que utilizam esses medicamentos para tratamentos complexos como câncer, tanto na rede privada, quanto no Sistema Único de Saúde (SUS).



Segundo a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), a região Sudeste concentra a maior parte das ocorrências, com quase 82% dos roubos. O estado de São Paulo lidera o ranking, com 52,4%. Além dos produtos farmacêuticos, produtos alimentícios, cigarros e eletroeletrônicos estão no alvo dos criminosos e compõem esses dados. 



Diante desse cenário, surge uma grande oportunidade para os integradores que tem a possibilidade de trabalhar com a vertical de Saúde de oferecer soluções que resolvam essas dores. É preciso adotar práticas que garantam a integridade das pessoas e acabem com os prejuízos de toda cadeia logística como fabricantes, distribuidores, varejistas e, é claro, do próprio paciente que acaba ficando sem acesso aos remédios. Laboratórios, Centros de distribuição e lojas que vendem o produto final devem ter monitoramento e acesso controlado de pessoas e de veículos. O monitoramento interno também é de grande importância já que, em muitos casos, os próprios colaboradores internos, se envolvem com quadrilhas especializadas para facilitar esse tipo de crime. 


Projetos em Saúde 


Para coibir tais práticas e até mesmo auxiliar governos e forças de segurança nas investigações e rastreios, é totalmente possível a implantação de sistemas de segurança e vigilância compostos por tecnologia de ponta. Integrador, traga as suas ideias e as demandas dos clientes da área da Saúde para os especialistas em projetos da ALCA NETWORK. 

Segurança Inteligente para o setor da SAÚDE
Alca Distribuidora 10 abril, 2024
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo

Como construir um sistema de vigilância proativo
Com integração e inovação
botão whatsapp