Soluções para monitoramento noturno eficiente
Câmeras com tecnologia infravermelha, sensores térmicos e radares de perímetro compõem um sistema seguro e inteligente

Câmeras compradas, softwares instalados, monitores operando. Tudo pronto e apto com o sistema de vigilância. Será mesmo? Será que foram escolhidos os equipamentos mais adequados e certeiros para realizar um monitoramento eficiente também no período noturno? Muitas vezes, as empresas deixam passar despercebido esse detalhe e não investem em tecnologia capaz de fazer a vigilância segura e com qualidade também no período com pouca ou nenhuma iluminação, justamente, quando as intercorrências ficam mais suscetíveis a acontecer. 


Vamos então abordar algumas soluções que podem auxiliar integradores e seus clientes na tomada de decisão quanto aos parques de vigilância, tanto residenciais, quanto comerciais e industriais. Veremos que, no monitoramento noturno, vale a pena investir em tecnologia de iluminação infravermelha, câmeras e sensores térmicos, radares de perímetro e analíticos de integração de todas as tecnologias. 


O que é monitoramento noturno? 




A vigilância noturna é um sistema que tem objetivo de guardar residências, condomínios, lojas, empresas, indústrias e todo tipo de estabelecimento comercial no período da noite, que é quando as portas ficam fechadas e as operações pausadas ou então, em um ritmo mais lento. A pouca ou baixa iluminação, somada a diminuição da presença dos colaboradores e pessoas em geral nesses ambientes, abre caminhos para a prática criminosa. Dessa forma, é de extrema importância pensar um projeto de segurança completo, que contemple o período da noite. Somente assim, o patrimônio estará realmente monitorado e as imagens geradas com qualidade para verificação posterior. Já imaginou após um crime ou qualquer incidente precisar acessar as gravações e descobrir que as imagens não permitem identificação pela baixa qualidade das imagens? É um risco que você não precisa correr. 


Luz infravermelha na captura de imagens



Uma câmera de monitoramento com iluminadores IR, ou infravermelho, é um tipo de câmera de segurança que utiliza luz infravermelha para capturar imagens em ambientes com pouca ou nenhuma luz visível. Essa tecnologia é muito útil em situações de baixa luminosidade ou mesmo na escuridão total, permitindo que a câmera capture imagens claras e nítidas mesmo nessas condições.

Os iluminadores IR são LEDs especiais que emitem luz na faixa do infravermelho próximo do espectro eletromagnético, que é invisível ao olho humano, mas pode ser detectado pela câmera de vigilância. Quando ativados, esses iluminadores iluminam a área ao redor da câmera com luz infravermelha, tornando visíveis os objetos e pessoas mesmo na escuridão.


O funcionamento é relativamente simples: a câmera capta a luz infravermelha refletida pelos objetos e utiliza um sensor especial para transformar essa informação em imagens visíveis para o usuário. Isso permite que a câmera de vigilância funcione efetivamente durante a noite ou em ambientes com baixa luminosidade, garantindo uma vigilância contínua e eficaz.


Essa tecnologia é comumente utilizada em sistemas de segurança residencial, comercial e industrial, proporcionando uma monitorização constante e eficiente, independentemente das condições de iluminação.


Inteligência e abrangência dos Radares de Perímetro




Uma tecnologia ainda mais avançada do que as câmeras são os radares, muito indicados para áreas mais amplas e externas. Esses equipamentos oferecem, dentro do sistema de segurança e vigilância, um tempo maior para reagir à ação de intrusão identificada. A agilidade e precisão dos radares faz com que todo perímetro fique guardado de invasões e alertas sejam emitidos de forma ágil e eficiente. Eles podem ser integrados às câmeras e sensores termográficos para trabalharem com eficiência ainda mais elevada. 


Com os radares de perímetro é possível rastrear e mapear alvos como pessoas e veículos em qualquer condição climática ou de iluminação. As principais aplicações são para usinas fotovoltaicas, centrais hidrelétricas, refinarias, aeroportos, mercado do agronegócio, sempre com a finalidade de combater acessos indesejáveis e roubos. 
A fabricante OPTEX é líder em tecnologia de sensores e possui em seu portifólio vasta gama de tecnologias de intrusão inovadoras para atender às necessidades de segurança, seja para um edifício comercial, para manter a casa mais segura ou para grandes projetos externos. Os produtos de detecção de intrusão OPTEX têm a flexibilidade para atender a todas as demandas e são distribuídos no Brasil pela ALCA NETWORK. 


Uma informação importante: O mercado de sistemas de radares mundial foi avaliado em US$ 29,12 bilhões em 2020 e deve atingir US$ 35,9 bilhões até 2026 e crescer 3,57% no prazo de 2021 a 2026. Segundo o instituto de pesquisa Mordor Intelligence. A América Latina é a região que mais utiliza radares do mundo.

Sensores térmicos: tecnologia para pouca luminosidade




Câmeras com sensores térmicos são uma tecnologia avançada utilizada em ambientes de pouca luminosidade, e até mesmo em total escuridão. Ao contrário das câmeras tradicionais, que capturam imagens com base na luz visível, as câmeras térmicas detectam e registram as diferenças de temperatura dos objetos e pessoas na cena, em vez de depender da luz ambiente.


Essas câmeras funcionam detectando a radiação infravermelha emitida pelos objetos, que está diretamente relacionada à temperatura deles. Mesmo em ambientes sem luz visível, como na escuridão total, os objetos ainda emitem radiação infravermelha devido ao seu calor, tornando-os visíveis para as câmeras térmicas.


Os sensores térmicos dessas câmeras convertem a radiação infravermelha em sinais elétricos, que são então processados e traduzidos em uma imagem termográfica. Nessa imagem, os objetos são representados por diferentes cores ou tons, dependendo da sua temperatura relativa. Por exemplo, objetos mais quentes podem aparecer em tons mais claros, enquanto objetos mais frios podem ser representados em tons mais escuros.
A principal vantagem das câmeras térmicas é a capacidade de capturar imagens independentemente das condições de iluminação, incluindo escuridão total, neblina, fumaça ou até mesmo através de obstáculos visuais. Isso as torna extremamente úteis em uma variedade de aplicações, como segurança e vigilância, detecção de incêndios, busca e resgate, monitoramento de fronteiras, entre outras.


Em resumo, as câmeras com sensores térmicos são uma poderosa ferramenta para vigilância e monitoramento em ambientes de pouca luminosidade, permitindo a detecção de objetos e pessoas com base em suas assinaturas térmicas, independentemente das condições de iluminação ambiente.

VIVOTEK, MOBOTIX, OPTEX, AXXON SOFT são algumas das marcas que possuem as tecnologias citadas neste artigo. Para conhecer de forma mais aprofundada todas as soluções apresentadas, bem como as fabricantes mais indicadas para determinada demanda, entre em contato com o time de especialistas da ALCA NETWORK. 


Soluções para monitoramento noturno eficiente
Alca Distribuidora 13 março, 2024
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo

Maximizando Eficiência e Segurança:
Câmeras Termográficas Mobotix na Vigilância de Usinas Fotovoltaicas
botão whatsapp